segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

orquídea negra


nesse fim de semana houve uma exposição de orquídeas aqui, uma das que eu achei mais interessante foi a orquídea negra, ela tem a flor bem pequena, e fica escondida em meio às flores, como se fosse tímida. Eu achei ela interessante justamente por isso, por não ser como a maioria que tem flores grandes e pomposas, não, ela é pequenininha.
e então eu estava lá segurando minha futura orquídea ao lado das outras orquídeas negras, então vem uma senhora, pega uma, olha com desden e diz: "não entendo essa orquídea, que feia! olha! nem tem flor! nem tem cheiro! não tem nada!" eu juro que quase que eu mandava a mulher parar de ser ignorante e ver que a beleza era isso. Eu só olhei para ela e fiquei quieta.
Então agora eu fiquei pensando, como nós nos deixamos levar pelas coisas "bonitas", que não sabemos nem apreciar o diferente. Essa orquídea não é feia, ela é diferente. Enquanto todas as outras tem flores grandes, perfumes deliciosos, ela se faz de humilde e ultiliza da simplicidade.
Acho que é isso que esta faltando na gente: Simplicidade e humildade. Antes sair se achando o tal só porque tem um tênis de marca que é super caro, ou usando uma calça de 600 reais, tente ser um pouquinho mais humilde, não estou falando pra você não comprar a calça, o tênis ou o que quer que seja, mas você tem que aprender uma coisa, você não deixa de ser ou fica melhor do que ninguém só porque esta usando tal coisa.
Voltando para o lado religioso, porque os fariseus não acreditavam que Jesus era o Rei, filho de Deus? porque eles não aceitavam que o salvador deles tivesse nascido em uma manjedoura, eles queriam que o rei viesse em carruagens de ouro, cheio de soldados e tudo o mais. Faltou o que? HUMILDADE!
Então é isso que eu deixo para vocês, meus devaneios pensando na orquídea e na mulher me levaram à escrever isso. Precisamos ter mais humildade e simplicidade, sempre.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011


pour toute ma vie.

"Pros erros há perdão; pros fracassos, chance; pros amores impossíveis, tempo. De nada adianta cercar um coração vazio ou economizar alma. Um romance cujo fim é instantâneo ou indolor não é romance. Não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode, que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando porque embora quem quase morre está vivo, quem quase vive já morreu."

Luiz Fernando Veríssimo

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

"Depois de algum tempo, você aprende a diferença, a sutil diferença, entre dar a mão e acorrentar uma alma.

E você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança. E começa a aprender que beijos não são contratos e presentes não são promessas.

Começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança; E aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão.

Depois de um tempo você aprende que o sol queima se ficar exposto por muito tempo. E aprende que não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam... aceita que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la, por isso. Aprende que falar pode aliviar dores emocionais, e descobre que se levam anos para se construir confiança e apenas segundos para destruí-la, e que você pode fazer coisas em um instante das quais se arrependerá pelo resto da vida. Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias. E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida. E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher.

Aprende que não temos que mudar de amigos se compreendemos que os amigos mudam, percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos.

Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa, por isso sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas, pode ser a última vez que as vejamos. Aprende que as circunstâncias e os ambientes tem influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos.

Começa a aprender que não se deve comparar com os outros, mas com o melhor que pode ser. Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que quer ser, e que o tempo é curto. Aprende que não importa onde já chegou, mas onde está indo, mas se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve. Aprende que, ou você controla seus atos ou eles o controlarão, e que ser flexível não significa ser fraco ou não ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem dois lados.

Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as conseqüências. Aprende que paciência requer muita prática. Descobre que algumas vezes a pessoa que você espera que o chute quando você cai é uma das poucas que o ajudam a levantar-se.

Aprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que se teve e o que você aprendeu com elas do que com quantos aniversários você celebrou. Aprende que há mais dos seus pais em você do que você supunha. Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens, poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso.

Aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva, mas isso não te dá o direito de ser cruel. Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame, não significa que esse alguém não o ama, contudo o que pode, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso. Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, algumas vezes você tem que aprender a perdoar-se a si mesmo.

Aprende que com a mesma severidade com que julga, você será em algum momento condenado. Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára para que você o conserte. Aprende que o tempo não é algo que possa voltar para trás.
Aprende que o tempo não é algo que possa voltar para trás, portanto, plante seu jardim e decore sua alma ao invés de esperar que alguém lhe traga flores, e você aprende que realmente pode suportar... Que realmente é forte e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais.
Descobre que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida! Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o bem que poderíamos conquistar, se não fosse o medo de tentar."

William Shakspeare

domingo, 20 de fevereiro de 2011

sábado, 19 de fevereiro de 2011

"tudo que você pensa e sofre dentro de um abraço se dissolve"

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

"as pessoas apaixonadas e os loucos ficam de miolo tão mole que é fácil criar essas fantasias. A cabeça deles cria coisas que a simples razão é incapaz de acompanhar. O lunático, o apaixonado e o poeta são feitos de imaginação em estado puro. Todos eles conseguem ver mais demônios do que os que cabem no inferno, que por si só já é bastante imenso. Os loucos são assim mesmo! E os apaixonados, então... Um deles é capaz de ver a beleza de Helena de Tróia na cara de uma egípcia. E os poetas? Os olhos do poeta giram em frenesi, olhando do chão até o céu e do céu de volta ate a terra, e começam a imaginar e a enxergar coisas desconhecidas. Então a escrita do poeta dá forma a essas coisas aéreas e inexistentes, e encontra um nome e um lugar para cada uma delas. Essas quimeras imaginarias são tão fortes, que, quando a pessoa se sente feliz com elas, logo imagina também alguma criatura que por sua vez criou essa felicidade. E, se é de noite, qualquer moita logo parece um urso."

Sonho de uma noite de verão. V ato, pag 91.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

bochechas vermelhas

parei pra pensar, quantas vezes nós deixamos de falar sobre nossos sentimentos de olho no olho? quantas vezes nós, escondidos atrás da internet, soltamos indiretas (diretas) entre musicas e suspiros voltados para uma pessoa em especial, ao invés de conversar com ela? quantas vezes deixamos a vergonha dominar a vontade de gritar alto um segredo que precisa ser revelado?
nós somos fracos demais, e quando um indicio de coragem começa a tomar conta do que queremos fazer.. caímos em lágrimas. Temos vergonha de chorar, vergonha de mostrar para as outras pessoas o quão somos frágeis, o quão somos sensíveis e o quão precisamos de alguém do nosso lado.
o orgulho nos cega, o tal do "eu consigo fazer sozinho, não preciso de ninguém", isso é mentira, todo mundo precisa de gente, não existe essa de viver sozinho, só se você se conformar em viver triste, o que eu digo que é uma péssima idéia.
abrace de verdade, com vontade, se quiser chorar, chore. se quiser beijar, beije. se quiser gritar, grite. Não deixe a vergonha tomar conta dos seus sentimentos, nós não somos perfeitos e nunca vamos ser. Nós somos humanos, humanos erram, humanos choram, humanos riem, humanos sentem.
então, tome conta de seu sentimento e expresse-o de verdade, não faz mal mostrar o que se sente, ao contrário, faz muito bem.